A Zebrinha do fantástico.

Quem acompanha os gol da rodada do brasileirão no Fantástico, deve conhecer e ser fã dos cavalinhos do fantástico.

Eu confesso, que espero ansioso a aparição dos cavalinhos do fantástico,largo até meus vídeo-games,  principalmente quando meu time vence, e agora na copa do mundo curti muito a caminhada rumo ao título da copa do mundo e as aventuras dos perdidos em cidades homônimas das russas no Brasil.

Para falar a verdade, creio que os cavalinhos sejam muito mais carismáticos e bem aproveitados que a nossa simpática senhorinha zebra.

Cavalinhos do fantásticoMesmo assim fica uma pergunta, onde comprar o cavalinho do fantástico? Já vi que existem os bonecos oficiais, inclusive como premiação do Bolão da copa, realizado entre artistas pelo programa dominical, mas para vender na rua apenas a versão genérica oferecidas por camelôs.

Mas vamos voltar ao tema desse post, pois nosso blog não é de atualidade e sim de nostalgia.

Então o assunto de hoje é a inspiração dos famosos cavalinhos, a senhora zebrinha do fantástico.

Mas antes me diga, você lembra da Zebrinha do fantástico?

Zebrinha do Fanstático em açãoNa verdade ela não foi criada para o fantástico e sim para o Jornal Nacional e depois foi incluída no programa dominical.

Nos anos 70,80 a Loteria esportiva era muito popular, e por isso ao JN e fantástico separavam um espaço para divulgar seu resultado.

Em 73 a globo resolveu criar um personagem carismático que ajudasse a popularizar esse quadro, então nasceu a querida e super popular Zebrinha do fantástico.

“Olha eu aí! Zêêêbra!!!

O mascote recebeu os traços do cartunista Mauro Borja Lopes,conhecido como Borjalo e foi dublada inicialmente pelo ator Pedro Braga que muito contribuiu com a personagem, ao criar o bordão “Olha eu aí! Zêêêbra!!! e depois pela dubladora paulista Maralisi Tartarine,que emprestava sua voz à uma das Panteras, e na época vivia no Rio de Janeiro.

A zebra, que significava na linguagem do futebol, um resultado surpresa, foi escolhida escolhida como mascote .

Mesmo com uma animação simples feita em cartões-truca, resumindo se a mexer a boca e dar piscadinhas charmosas, a zebrinha se tornou um fenômeno de popularidade, agradando principalmente ao público infantil.

A função da zebra era apenas passar aos apostadores da semana o resultado da loteria esportiva.

Ora, não dava pra ficar irritado ao errar um resultado das apostas, não se o resultado fosse dado pela simpática Zebrinha, com aquela voz meiguinha que ficou gravada na cabeça de muitos.

Uma coisa que não entendo até hoje é como algumas crianças tinham medo da simpática zebrinha, claro eram minoria, a maioria delas corriam pra tv quando Leo Batista anunciava a sua presença e claro: o momento por qual todos esperavam era quando a carismática personagem soltava o sonoro: “Deu zeeebraaa! Ó eu aqui de novo!”.

A Zebrinha permaneceu na tela da Globo até a Copa do Mundo de 1986. A Loteria Esportiva já não atraia tantos apostadores, e os recursos da computação gráfica deixava os cartões-truca para trás.

Zebrinha do fantásticoZebrinha reaparece no Fantástico

Em 2017 a zebrinha foi mostrada novamente no fantástico, agora já senhora e num visual parecido com os populares cavalinhos fantoches.


0 Comments

Leave a Comment