Você se lembra da TV Colosso?

A televisão brasileira já teve os seus anos dourados por assim dizer. E durante esse período, tiveram programas tanto para adultos quanto para crianças que marcaram a vida de muitas pessoas. Se você é uma pessoa que assim como eu,que curte nostalgia e nasceu nos anos noventa, talvez você tenha um pouco de dificuldade para se lembrar, mas eu não tenho dúvida que você viveu o início da internet, onde não havia muitos sites ou entretenimento online como se tem hoje.
Tv Colosso estúdio

Tv Colosso estúdio

Tenho certeza que você também já passou por uma locadora de filmes, ou até mesmo teve que comprar um DVD para poder assistir o filme que você gosta uma vez que, naquela época, não existia o NETFLIX ou qualquer outro tipo de distribuição de mídia digital.

Durante os anos dourados da televisão brasileira, muitos programas foram consagrados, como por exemplo, a TV Globinho. Um programa que passava todos os dias de manhã na Rede Globo que a alguns anos, foi drasticamente substituído pelo programa deplorável da Fátima Bernardes.

Porém, voltando um pouco mais nessa linha do tempo, eu gostaria de falar de um programa que fez muito sucesso na década de noventa, e que ao mesmo tempo se encerrou na década de noventa.

A TV Colosso!

Se você está curtindo este post,  com certeza gostará desse Post sobre os Simpsons.

Tv Colosso

Tv Colosso, Priscila e JF

A Tv Colosso foi considerado como o melhor programa para crianças que existia nos anos noventa. O programa teve o seu período de transmissão iniciado em 93 e o fim da sua transmissão aconteceu em 97 pois fora substituído pelo Show do Mallandro e o Xou da Xuxa posteriormente.

Era o programa infantil mais famoso da época. Passa desenhos para crianças que gostavam do entretenimento na TV aberta, e foi fatalmente encerrado em 1997. O programa foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e Boninho. Que basicamente, utilizando fantoches para poder apresentar o programa e eles ainda por cima, simulação todas as instâncias de uma emissora de Televisão, desde o presente até ao Office Boy que trabalhava na empresa.

Essa ideia de simular uma emissora de televisão que era controlado por cachorros certamente fez muito sucesso com as crianças. O programa costumava ser transmitido no período da manhã e acabava na hora do almoço, e por conta desse detalhe específico, um dos personagens aparecia vestido com um chapéu de chefe de cozinha falando com um sotaque francês anunciando para as crianças que era hora de matar a fome!

Personagens

O humor que existia no programa, muitas vezes não era apenas voltado para crianças, pois faziam referência a algo que era presente no universo dos adultos assim como nós encontramos em filmes como Shrek por exemplo, que são de categoria livre. O que fazia com que o programa fosse adorado até mesmo pelos pais das crianças que ficam juntos na sala assistindo televisão em família.

Esses eram os personagens que faziam parte do elenco da TV Colosso:

  • Produtora Priscila – Mônica Rossi
  • JF – diretor da emissora – Garcia Júnior e Guilherme Briggs
  • O cachorro Castilho – Marco Ribeiro
  • Capachão e Borges – Mauro Ramos
  • Hamilton Ricardo – Paulo Paulada(Segurança), Jaca Paladium,Vira-Lata de Aço, Câmera Ney e Roberval(Ladrão de Chocolates)

Ainda referente ao humor que fazia parte do programa, segundo o diretor Mário Meirelles, o programa utilizava muito de sátiras que eram parecidas com as que você encontrava nos sitcoms norte-americanos o que facilitou e muito para que o programa ficasse muito popular entre os adultos e os adolescentes.

E contendo um elenco maravilhoso de atores muito talentosos como os que eu mencionei acima, a TV Colosso ficou marcada no coração de todas as crianças, pais e adolescentes que tiveram a oportunidade de participar como audiência do programa naquela época. No meu caso, podemos dizer que eu fui uma das pessoas que assistiu o programa, mas, sinceramente eu não me lembro muito! Afinal, quando ele foi cancelado eu ainda era muito pequeno.

Mas certamente, tive a chance de aproveitar um pouco da programação que eles ofereciam para as crianças da época. Infelizmente o programa teve fim, mas, vai deixar saudade. Até porque nós dias de hoje, nós não encontramos nenhum programa na TV aberta que seja ao menos parecido com o material que o TV Colosso oferecia para as crianças do nosso país.

Que tal conhecer algumas curiosidades do programa:

1. O programa foi criado por Boninho, diretor da globo que tem no currículo programas como BBB, Mais Você e TV Globinho, em parceria com Luiz Ferré e Roberto Dornelles. e teve como roteiristas o time formado por Angeli, Glauco e Laerte, todos cartusnistas.

2. Priscila tinha cerca de 2 metros de altura e era dublada por Monica Rossi, dubladora oficial de Cameron Diaz, Sharon Stone, Demi Moore no Brasil.

3. O programa era cheio de referências, por exemplo:Walter Gate o âncora do Jornal Colossal, (uma alusão ao escândalo político estadunidense de 1972), Thunderdog, cão VJ inspirado em Luiz Thunderbird, ex-MTV.

4. O cuidado com os bonecos era tão grande que a cada dois meses, os bonecos tomavam banho, eram lavados, em uma banheira com xampu e condicionador.

5. O grande sucesso “Power Rangers” usou o programa para estrear na Tv Brasileira.

6. A TV Colosso teve dois discos, gravados com a participação de músicos populares da época, como Sandy e Jr., Zeca Pagodinho, Sérgio Reis e Neguinho da Beija-Flor.

7. O programa teve um longe metragem batizado de “Super Colosso”, lançado em 1995.

8. Foi tema de um jogo para MasterSystem

9. A TV Colosso também originou um livro para Pense Bem.

10. A música de abertura era cantada pelas pelas Paquitas e é lembrada até hoje.

0 Comments

Leave a Comment