Em 1985 a Bala Soft surgiu  como uma das balas mais saborosas da história.

Embalagem Bala Soft.

A bala é lembrada até hoje, como são lembradas os chicletes Ploc (Ploc Monsters) e Ping-pong.

A maior características dessas balas eram as cores e variedades de sabores, todos bem saborosos simulando várias frutas diferentes.

As Balas Soft eram fabricadas pela Q-Refresco, empresa formada por ex-funcionários da Kibon, fundada na década de 60, aquela mesmo que hoje vende sorvetes. Através de um acordo a Kibon se concentrou na área de sorvetes e a  Q-Refresco  ficou com a tarefa de fabricar os produtos secos distribuídos pelas marcas de pó para refresco Tang, chicletes Ping Pong e Ploc, balas de goma Jujuba, chocolates e as famigeradas balas Soft.

É claro que  fez um sucesso danado nos anos 80 e 90, porém ela carregava uma fama ruim que faz qualquer um lembrar dela até hoje: A bala assassina.

Bala Soft. A bala assassina?

É claro que o apelido é um exagero, beirando uma lenda urbana, mas não podemos deixar de falar  que seu formato causou um grande número de engasgos e por isso muitas mães eram alarmadas por isso, algumas até proibiram seu consumo.

Mas por que?

O seu formato circular e liso permitia um deslize fácil e isso causava alguns acidentes, já que a mesma poderia deslizar pela boca e chegar a garganta das crianças entupindo a passagem de ar e sufocando até a morte, a situação piorava  de acordo com que a bala fosse dissolvendo na boca.

Embalagem

Bala Soft perigosa?

As balas vinham embaladas em um plástico transparente, que combinados com suas cores fortes e atraentes, funcionavam como um chamariz paras as crianças.

Como salvar a vida de um engasgado?

Como evitar acidentes com a bala soft

Lendas

Tudo bem que a bala tinha seus riscos, mas as lendas urbanas  sobre esse doce eram no mínimo hilárias, talvez fruto da ausência de informações, cabe lembrar que nessa época não havia internet.

Uma das maiores lendas era a que acusava o doce de ter sido criado por nazistas em um experimento para eliminar as crianças do planeta para trazer o antiCristo, absurdo hoje, mas para uma época sem muita informação poderia ser aterrorizante.

Proibição e volta

Na verdade , nunca teve um óbito registrado por acidente com a bala, muito menos a morte de alguma criança, mesmo assim ela se tornou um pesadelo para os país.

Mesmo assim o medo venceu  e a bala foi retirada do mercado no fim dos anos 80, porém as mesmas voltaram nos anos 90 e com modificações, sendo a principal um furo no centro que reduzia bastante o risco de sufocamento.

Infelizmente a volta não durou muito e novamente a bala parou de ser fabricada.

Ela voltou?

Infelizmente a famosa bala soft não voltou, mas surgiram diversas novas versões, com sabores inferiores, algumas com o furo central e outras não. É fácil encontrá-las com embalagens promocionais ou em forma de brinde.

Sabores

Bala Soft deliciosas

    • Abacaxi :
    • Limão :
    • Cereja :
    • Tangerina :
    • Morango
    • Uva
    • Café (especial) :
    • Caramelo :
    • Eucalipto mentol :

    Propaganda

    Hoje

    A bala continua fazendo sucesso para quem curte nostalgia ou a lembrança  saborosa que a bala oferecia.

0 Comments

Leave a Comment