Quem foi estudante durante a década de 80, ou nos anos 90 e 2000, com certeza já devem ter tido ou visto alguns desses materiais escolares nostálgicos.

Provavelmente um deles  deve até ter sido um de seus objetos de desejo.

Eu como nostálgico, lembro o quanto ficava ansioso em chegar a hora de comprar meu material escolar, e adquirir alguns itens que vou citar abaixo.

Minha mãe  fazia uma lista do que poderia ser reaproveitado, tentava conseguir alguns livros usados de estudantes mais avançados, para baratear o custo e depois ia às compras.

Depois das compras , ela encapava meus livros e cadernos e pronto, eu estava pronto para voltar às aulas.

Porém hoje não irei falar de livros e cadernos, pois são itens atemporais que até hoje são utilizado por estudantes, apesar de eu adorar cadernos temáticos com adesivos, e sim de itens que até hoje não saem da minha memória, que encareciam bastante a lista de material escolar, mas fazia a alegria da criançada.

Vamos conhecer o incrível mundo dos Materiais escolares nostálgicos

1 – Caneta multi-cor

Começando a nossa lista de Materiais escolares nostálgicos, falaremos sobre as canetas multi-cores.

Não eram confortáveis e muito menos ergonómicas, mas era um sonho de consumo para o estudantes da época. Possuíam várias versões, variando de 2 a 20 cores.

As mais famosas e comuns era as Bic 4 cores e  2 cores que fora lançada um tempo depois. Era mais finais, mais confortáveis que as outros que vou citar abaixo.

As canetas Bic eram boas, mas passava longe serem as mais desejadas.

As canetas com mais de 10 cores eram desejadas, não só pela variedade de cores como também pelo cheirinho que ela emitia, cada cor tinha um cheiro diferente.

A variedade era tanta que eu mesmo cheguei a ter uma caneta perfumada  com 20 cores

Me lembro de desmontar algumas para entender o mecanismo de abertura de cada cor, o complicado era montar de novo.

Nos dias de hoje ainda é possível encontrar as canetas de 4 cores, porém as canetas de dez cores e 20 cores, é praticamente impossível, parece que as mesmas não conseguiram chegar aos anos 2000, apenas em sites de produtos usados como Mercado Livre.

2 – Estojo Automático

O estojo automático já foi tema de um post aqui, era divertido e com diversas funções, tinham lupa, régua, apontador, termómetro, cola, durex, estilete, e muitos outras recurso e tudo isso a poucos cliques.

3- Papel de carta

Materiais escolares nostálgicos - Papel de Carta

Era uma febre entre as meninas, muitas colecionavam em pastas e a variedade era enorme. Algumas garotas criavam seus próprios papéis de carta usando papel , adesivo e perfume. A maioria dos papéis  de cartas eram aromatizados e sim, o povo daquela época curtia coisas cheirosas.

4 – Borracha Robô Gundam

Materiais escolares nostálgicos - Robô Gundam

Outra febre da época, eram as borrachas como formatos de objetos, a que eu mais curtia era  a Borracha Robô Gundam , que era um robô feito de borracha escolar, que se dividia em membros, ou seja era desmontáveis. Claro que eu nunca utilizava a sua função de apagar. Usava apenas para ostentação e claro para colecionar.

5 – Estojão (kit pintura)

Materiais escolares nostálgicos - Estojão

Imagine tudo que você precise para estudar e mais várias inutilidades em lugar só. Pronto acabamos de definir o estojão, Tinha absolutamente de  tudo :tesoura, lápis de cor, giz de cera, cola, lápis ,caneta etc. parecia o cinto de utilidades do Batman.

6 – Borrachas Disney

Materiais escolares nostálgicos - Borracha Disney

Eram borrachas simples com figuras de personagens da Disney estampadas, em pouco tempo a imagem sumia. Era utilizada como borracha de apagar  mesmo.

7 – Cola colorida

Materiais escolares nostálgicos - Cola Colorida

Kit com bisnaguinhas de cola de várias cores, ótimos para aulas de artes e para deixar a mão com casquinhas coloridas.

8 – Lapiseira troca-pontas

Materiais escolares nostálgicos -Lapiseira troca-ponta

Era um cilindro com várias cápsulas que tinha pontas de grafite, que podiam ser trocadas, toda vez que estavam gastas ou quebradas, era clássico perder uma cápsula e inutilizar a lapiseira toda.

9 – Lápis Tabuada

Materiais escolares nostálgicos - Lápis Tabuada

Lápis com a tabuada impressa , usada por estudantes para facilitar  cálculos e claro pelos espertinhos que curtiam colar. O dilema era grande, deixar o aluno fazer a prova ou  obrigá-lo a trocar de lápis.

10 -Canetinhas Sylvapen

Materiais escolares nostálgicos - Canetinhas Sylvapen

Kit de canetinhas pequenas  e brancas, alguns com florzinhas estampadas, apesar de ser da década de 70 fez muito sucesso nos anos 80 e 90

 

0 Comments

Leave a Comment